Roupas que não oferecem proteção ou trazem grande desconforto podem até comprometer a execução do roteiro. A superestimação aumenta, desnecessariamente, o volume e o peso da bicicleta.
Ao eliminar uma calça extra ou substituir uma calça jeans por uma de tactel, o ganho é muito maior e o custo pode ser mínimo. Por isto, muito cuidado na escolha destes equipamentos.
Só a experiência poderá dar a noção real de sua própria necessidade. Procure sentir quais as suas necessidades mínimas e estude bem as possibilidades climáticas que pretende enfrentar.
Na Mantiqueira, geralmente o verão é mais quente e chuvoso, e o inverno mais frio e seco.
Entretanto pode chover no inverno e no topo a temperatura pode chegar perto de zero, mesmo no verão. Por isto aconselho ao cicloturista levar um bom equipamento para frio em caso de emergência. No começo, é melhor errar para mais que para menos.
Pense em uma roupa para visitar a cidade. Mas pense mais ainda na roupa com que vai pedalar.
Mais que estética, as cores vivas são sempre importantes para ser visto. Além disto, o ciclista deve utilizar roupas que facilitem seus movimentos e protejam das adversidade externas.
NO CALOR: Em dias quentes a clássica camiseta e calção de ciclista podem ser muito confortáveis. Feitos em tecido sintético, dão muita agilidade e evitam que os pêlos da perna se encravem. Geralmente os ciclistas não usam roupa de baixo, em compensação, nos calções há uma proteção especial para amaciar: pelica, feltro ou algum tecido atoalhado. As camisas de ciclista têm bolsos nas costas que facilitam o acesso e a conservação do que quer que carreguemos.
Cada um deve procurar os tecidos e roupas a que melhor se adapta, não há uma regra absoluta. O que é o melhor para um ciclista pode não ser o melhor para um cicloturista. A lycra é mais aerodinâmica mas o algodão é mais confortável. Por aí vai...
Em uma viagem longa, por vezes é necessário que o calção seque rapidamente. A proteção usada no calção de ciclista, além de acumular óleo e sal do corpo, demora muito para secar. considere a necessidade de um calção reserva.
NO FRIO: Não é fácil manter a temperatura do corpo estável; temos que prestar muita atenção em nossos sentidos. Ao perdermos calor, devemos nos agasalhar (p. ex., em paradas de descanso). Ao começar a suar, devemos arejar melhor o corpo abrindo a blusa. Ao aquecer demais, devemos retirar alguma blusa (p. ex., quando pedalamos mais duro em subidas). Não ter preguiça de trocar equipamento é muito saudável nesta hora.
Utilizar uma blusa leve, como a de moletom, mas é importante que possua zíper para melhor controle e compensação da temperatura e ventilação. Logo que começo a pedalar, abro o zíper e, quando paro, após secar um pouco fecho o zíper. Em dias muito frios tenho outra blusa mais quente que é retirada pouco antes de começar a pedalar.
NA CHUVA: Nunca encontrei uma verdadeira solução para um dia de chuva, tendo em vista que transpiro muito. Mesmo o famoso gore-tex me deixa mais molhado de suor que da água da chuva. Vejamos algumas dicas.
-Chuva em dia quente: Nem procuro proteção. Sigo pedalando e mantendo o corpo quente. Geralmente é refrescante e seca logo. Qualquer proteção iria me fazer transpirar.
-Chuva em dia fresco: Utilizei em toda a minha volta ao mundo um tipo de poncho feito em nylon impermeável. Enfiado pelo pescoço e colocado por cima do guidão da bicicleta. Oferecia proteção contra a chuva que caía e mantinha o corpo arejado, já que a parte de baixo ficava toda aberta evitando que o suor molhasse mais que a chuva.
-Chuva em dia frio: Neste caso opto pelo anoraque com zíper na frente e nas axilas. Se estiver bem frio, utilizo uma calça de nylon impermeável (como as de esquiador).
É muito bom planejar uma forma de manter-se pedalando (conseqüentemente aquecido) até o momento de parar em algum lugar protegido onde devemos tirar a roupa molhada, secar o corpo e colocar agasalhos.
TEORIA DAS QUATRO CAMADAS: Para proteger-se do frio, o melhor é seguir o princípio das 4 camadas, vestindo-se com quatro tipos de agasalhos na seguinte seqüência:
-1ª camada: em contato com a pele, deve ser de tecido não absorvente (como o tactel por exemplo);
-2ª camada: um tecido bastante absorvente (algodão);
-3ª camada: uma blusa grossa feita de um bom isolante térmico (Lã, soft, polar etc...);
-4ª camada: deve proteger contra o vento (nylon).
Só a experiência poderá dar a noção real de sua própria necessidade. Procure sentir quais as suas necessidades mínimas e estude bem as possibilidades climáticas que pretende enfrentar.
Na Mantiqueira, geralmente o verão é mais quente e chuvoso, e o inverno mais frio e seco.
Entretanto pode chover no inverno e no topo a temperatura pode chegar perto de zero, mesmo no verão. Por isto aconselho ao cicloturista levar um bom equipamento para frio em caso de emergência. No começo, é melhor errar para mais que para menos.
Pense em uma roupa para visitar a cidade. Mas pense mais ainda na roupa com que vai pedalar.
Mais que estética, as cores vivas são sempre importantes para ser visto. Além disto, o ciclista deve utilizar roupas que facilitem seus movimentos e protejam das adversidade externas.
NO CALOR: Em dias quentes a clássica camiseta e calção de ciclista podem ser muito confortáveis. Feitos em tecido sintético, dão muita agilidade e evitam que os pêlos da perna se encravem. Geralmente os ciclistas não usam roupa de baixo, em compensação, nos calções há uma proteção especial para amaciar: pelica, feltro ou algum tecido atoalhado. As camisas de ciclista têm bolsos nas costas que facilitam o acesso e a conservação do que quer que carreguemos.
Cada um deve procurar os tecidos e roupas a que melhor se adapta, não há uma regra absoluta. O que é o melhor para um ciclista pode não ser o melhor para um cicloturista. A lycra é mais aerodinâmica mas o algodão é mais confortável. Por aí vai...
Em uma viagem longa, por vezes é necessário que o calção seque rapidamente. A proteção usada no calção de ciclista, além de acumular óleo e sal do corpo, demora muito para secar. considere a necessidade de um calção reserva.
NO FRIO: Não é fácil manter a temperatura do corpo estável; temos que prestar muita atenção em nossos sentidos. Ao perdermos calor, devemos nos agasalhar (p. ex., em paradas de descanso). Ao começar a suar, devemos arejar melhor o corpo abrindo a blusa. Ao aquecer demais, devemos retirar alguma blusa (p. ex., quando pedalamos mais duro em subidas). Não ter preguiça de trocar equipamento é muito saudável nesta hora.
Utilizar uma blusa leve, como a de moletom, mas é importante que possua zíper para melhor controle e compensação da temperatura e ventilação. Logo que começo a pedalar, abro o zíper e, quando paro, após secar um pouco fecho o zíper. Em dias muito frios tenho outra blusa mais quente que é retirada pouco antes de começar a pedalar.
NA CHUVA: Nunca encontrei uma verdadeira solução para um dia de chuva, tendo em vista que transpiro muito. Mesmo o famoso gore-tex me deixa mais molhado de suor que da água da chuva. Vejamos algumas dicas.
-Chuva em dia quente: Nem procuro proteção. Sigo pedalando e mantendo o corpo quente. Geralmente é refrescante e seca logo. Qualquer proteção iria me fazer transpirar.
-Chuva em dia fresco: Utilizei em toda a minha volta ao mundo um tipo de poncho feito em nylon impermeável. Enfiado pelo pescoço e colocado por cima do guidão da bicicleta. Oferecia proteção contra a chuva que caía e mantinha o corpo arejado, já que a parte de baixo ficava toda aberta evitando que o suor molhasse mais que a chuva.
-Chuva em dia frio: Neste caso opto pelo anoraque com zíper na frente e nas axilas. Se estiver bem frio, utilizo uma calça de nylon impermeável (como as de esquiador).
É muito bom planejar uma forma de manter-se pedalando (conseqüentemente aquecido) até o momento de parar em algum lugar protegido onde devemos tirar a roupa molhada, secar o corpo e colocar agasalhos.
TEORIA DAS QUATRO CAMADAS: Para proteger-se do frio, o melhor é seguir o princípio das 4 camadas, vestindo-se com quatro tipos de agasalhos na seguinte seqüência:
-1ª camada: em contato com a pele, deve ser de tecido não absorvente (como o tactel por exemplo);
-2ª camada: um tecido bastante absorvente (algodão);
-3ª camada: uma blusa grossa feita de um bom isolante térmico (Lã, soft, polar etc...);
-4ª camada: deve proteger contra o vento (nylon).
Esta seqüência otimiza a proteção térmica em casos de baixíssimas temperaturas, pois mantém o corpo seco já que a transpiração atravessa a primeira camada e se concentra na segunda, longe do corpo, evitando a sensação incômoda de umidade. A quarta camada impede a entrada de vento e mantém a eficiência isolante da terceira que nada mais é que um tecido com bastante quantidade de ar entre suas fibras (o próprio ar é o melhor isolante térmico, sendo que o tecido que possua bastante ar entre suas fibras isola melhor, mas é ineficiente se o vento levar o ar aquecido pelo calor do corpo do meio de suas fibras).
Outra vantagem é poder combinar as camadas de outras diferentes formas e conseguir vários níveis de aquecimento conforme a necessidade. Por isto é importante não comprar uma única blusa com todas as camadas juntas e sim, 4 blusas separadas ou separáveis.
Como último comentário, acredito que a paciência, a observação e a disciplina podem ajudar a otimizar os equipamentos.
Procure observar as características do clima, por ex.: se tiver que enfrentar um inverno, tente pedalar pelas horas mais quentes do dia e faça com que sua parada seja em locais protegidos. Se for muito calor, comece a pedalar bem cedo e faça uma grande pausa perto do meio-dia. Observe o céu, e, se for o caso, espere a chuva passar. Observe quais as horas do dia em que existe maior probabilidade de chover; aproveite as estiagens ainda que momentâneas. Com seu cérebro poderá evitar desgastes desnecessários de seu corpo e do moral.
Outra vantagem é poder combinar as camadas de outras diferentes formas e conseguir vários níveis de aquecimento conforme a necessidade. Por isto é importante não comprar uma única blusa com todas as camadas juntas e sim, 4 blusas separadas ou separáveis.
Como último comentário, acredito que a paciência, a observação e a disciplina podem ajudar a otimizar os equipamentos.
Procure observar as características do clima, por ex.: se tiver que enfrentar um inverno, tente pedalar pelas horas mais quentes do dia e faça com que sua parada seja em locais protegidos. Se for muito calor, comece a pedalar bem cedo e faça uma grande pausa perto do meio-dia. Observe o céu, e, se for o caso, espere a chuva passar. Observe quais as horas do dia em que existe maior probabilidade de chover; aproveite as estiagens ainda que momentâneas. Com seu cérebro poderá evitar desgastes desnecessários de seu corpo e do moral.